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A Jornada do Paciente Moderno

A Jornada do Paciente Moderno: Da Descoberta à Consulta Agendada

 

É importante entendermos que a jornada do paciente vai muito além da consulta médica. É um processo que se inicia com a busca por informações e termina com a resolução de um problema de saúde ou a conquista de um objetivo de bem-estar.

Outro ponto fundamental aqui é o fato de que 99% das pessoas toma decisões com base em informações prévias. E estas informações são SEMPRE obtidas nas redes sociais e Google.

É muito provável que vê também faça isso.

A importância das redes sociais na jornada do paciente:

As redes sociais se tornaram um canal fundamental na jornada do paciente, oferecendo diversas vantagens:

  • Acessibilidade: As redes sociais estão disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar, permitindo que os pacientes busquem informações e tirem dúvidas quando precisarem.
  • Credibilidade: É possível aumentá-la através da construção de uma presença online confiável e informativa nas redes sociais, compartilhando conteúdo relevante e de qualidade com seus seguidores.
  • Relacionamento: As redes sociais permitem que os pacientes interajam com o médico, tirando dúvidas, deixando comentários e compartilhando suas experiências. 
  • Humanização: As redes sociais servem para mostrar o lado humano da medicina, criando uma conexão mais próxima com seus pacientes e público em geral.
  • Agendamento de consultas: As redes sociais auxiliam na marcação de consultas, pois informam detalhes valiosos para o paciente. Pensamos sempre no número de telefone, porém, informações como estacionamento, linhas de ônibus que passam próximas, também são fundamentais.

As etapas da jornada do paciente:

  1. Descoberta:
  • O paciente busca informações sobre profissionais e clínicas nas redes sociais.
  • Ele encontra o perfil e se interessa pela marcação de consulta.
  • Ele busca mais referências como site e Google Meu Negócio para obter mais informações.
  1. Consideração:
  • O paciente compara o profissional com outras clínicas e profissionais.
  • Ele lê avaliações de outros pacientes nas redes sociais.
  1. Decisão:
  • O paciente decide agendar uma consulta com o profissional.
  • Ele agenda a consulta diretamente pelo site ou pelas redes sociais.
  1. Fidelização:
  • O paciente consulta e fica satisfeito com o atendimento.
  • Ele deixa uma avaliação positiva nas redes sociais.

É importante compreendermos que nas etapas 1, 2 e 3 é fundamental que o paciente esteja presente no ambiente digital. Vamos imaginar a seguinte história:

Uma pessoa recebe o contato de dois médicos, o João e Cássio. O João é mais experiente e melhor profissional, porém, não está presente nas redes sociais e não possui site. Ao buscar mais informações no ambiente digital (não esqueçam que, atualmente, TODAS as pessoas fazem isso) o paciente encontra todas as informações sobre o Dr, Cássio e nada sobre o Dr. João. Diante disso fica claro qual será a escolha do paciente. Para ele, o Dr. João não existe!

Esse caso ilustra o funcionamento da Jornada do Paciente Moderno e como a presença digital impacta nas decisões. 

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