Para traçar uma estratégia de identidade visual e branding adequada, ou seja, definir que imagem você vai querer passar do seu negócio para as pessoas, será necessário, primeiro, saber o significado de cada cor que pretende usar.
Por isso, escolher as cores para a sua marca não tem nada a ver com seus gostos pessoais.
“A minha cor favorita é verde forte, então, a identidade visual do meu salão de beleza vai ser toda dessa cor.”
Não é sobre isso.
Clique aqui e relembre o que é identidade visual.
As cores possuem significados para o nosso inconsciente e, por isso, elas podem gerar determinados sentimentos, emoções e vontades na gente. Não é atoa que as cores do McDonald ‘s são amarelo e vermelho. Parece estranho dizer, mas é comprovado que cores quentes evocam o apetite das pessoas.
E o que é uma paleta de cor?
Uma paleta de cor nada mais é do que um conjunto de cores que conversam entre si. Ou seja, ela é criada com o intuito de transmitir um sentimento, uma ideia ou um valor.
Como escolher a minha identidade visual?
Vamos, agora, observar alguns exemplos de paletas para usar em diferentes nichos.
- Saúde e bem-estar:
É comum que, nesse ramo, sejam utilizadas cores como o azul, que retrata limpeza, confiabilidade e responsabilidade, e o verde, que retrata a natureza e tudo que é saudável.
Veja alguns exemplos:
Fonte: Hospitais Moinhos de Vento e Mãe de Deus
2. Beleza e moda:
Aqui, as empresas procuram passar valores de sofisticação, poder e bem-estar. Para isso, o ideal é investir em paletas de cores que contenham: cores quentes (transmitem a sensação de poder e energia), o preto (modernidade) e o roxo (saúde e bem-estar).
Cuidado com o preto: ele dá um ar de sofisticação para o ambiente, mas, em excesso, pode gerar uma sensação de hostilidade.
Veja alguns exemplos:
3. Tecnologia: preto, azul e verde
Essa paleta é bastante usada no ramo da tecnologia. O preto, como já vimos, representa a sofisticação e a modernidade, o azul traz a sensação de confiança e o verde, para o Marketing, traz um ar de aprovação.
Veja alguns exemplos:
Gostou deste conteúdo?
Leia também a nossa matéria “Eu preciso ter um feed harmonizado?”
Deixe um comentário