Meu Instagram precisa de identidade visual?
Começaremos este texto um conselho: determine um estilo próprio para as suas publicações!
Isso fará com que qualquer pessoa saiba que aquele post é seu antes mesmo de ler o seu nome nele.
Exemplos:
- Esta é uma postagem no Instagram feita por um banco bem conhecido aqui no Brasil:
De qual banco estamos falando?
- E esta por um refrigerante:
De qual refrigerante estamos falando?
As suas respostas foram Itaú e Coca-Cola? Sim?
Isso acontece porque a identidade visual de uma marca possibilita o reconhecimento dela instantaneamente. Claro que para isso acontecer, você precisa estar presente no digital cotidianamente.
Lembre-se: não adianta construir uma identidade visual impecável e postá-la uma vez por mês.
Mas isso só acontece com marcas famosas?
Não! Faça o teste. Comece a postar conteúdos com uma identidade própria no seu feed que, logo, logo, os seus seguidores saberão que ela é sua.
E no que isso ajuda?
Se você mesclar essa identidade própria com conteúdos de qualidade, quando a pessoa estiver passando pela sua timeline e identificar de cara que aquele post é seu, tenha certeza que ela vai parar. O pensamento é quase como este “Opa, fulano postou tal coisa, o que será?”.
Vamos pegar o exemplo de um de nossos clientes que é cirurgião plástico. Para ele, produzimos conteúdos relevantes sobre a sua atuação e, pela identidade visual que construímos, os seus seguidores já entendem que é dele aqueles posts e, consequentemente, param para olhar e interagir.
Aqui, não estamos falando de feeds totalmente harmonizados. Não é essa a preocupação.
Nota-se que, frequentemente, postamos fotos sem molduras e mais pessoal para dar uma cara mais humanizada para a conta do doutor, por exemplo, como um registro dele na sala de cirurgia ou com seus cachorrinhos.
Exemplos de feeds que não fazem tanto sucesso como antes:
Entenda:
Contas harmonizadas assim já não fazem tanto sucesso como nos primeiros anos do Instagram (link da matéria sobre feeds harmonizados). Isso porque elas perdem a característica principal da rede social que é a de mostrar a cara da pessoa e a sua rotina. (Leia aqui a matéria que fizemos sobre como fazer tudo isso sem se expor demais)
O segredo é pensar assim: eu não posso dar a impressão de que é um robô que faz o meu perfil.
Então, ficar tão preocupado em deixar tudo “perfeito” é perda de tempo. Nem a Coca-Cola e o Itaú fazem isso.
Dê uma olhada no perfil deles:
É indiscutível que a identidade visual está presente no feed dessas marcas, mas não de uma forma repetitiva e cansativa.
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